domingo, 16 de junho de 2013

CARTA AOS MANIFESTANTES

Aos Manifestantes.

Amigos manifestantes, ao que parece, durante essa semana teremos uma nova onda de mobilizações; que a cada dia recebem mais e mais adeptos em diferentes partes do País.

Primeiramente, parabéns! Não só conseguiram obter a atenção da sociedade como a sua adesão.

Entretanto, após as polêmicas envolvendo o real motivo das manifestações (os famigerados 0,20 BRL de aumento na passagem de ônibus, metrô e ônibus em SP); os simpatizantes e ativistas do movimento passaram a "encorpar" a causa com questões como: Melhores condições de Educação, repúdio a PEC-37, saúde, etc.
Bem, se de fato tais elementos fazem parte das manifestações, podemos considerá-las legítimas e sim! Representam um grande avanço na "luta por nossos direitos" e têm a minha simpatia e de muitos.

Agora, se todo esse barulho, sangue e violência forem por esses 0,20; creio que é muito estardalhaço por pouco; tanto do lado que manifesta quanto do lado que representa o estado e "defende" a população.
Por favor, poupem-me dos cálculos de quanto isso representa por dia, por hora, por segundo por década...

Questiono-vos; qual o motivo das manifestações? O que vocês querem ao parar o trânsito e causar transtornos aos demais cidadãos?
Por qual causa expõem seus corpos à violência?

Caso as respostas estejam no terceiro parágrafo acima; peço por favor que parem agora o discurso pseudo-revolucionário e estruturem BEM a sua defesa.
Não contra mim; oxalá! Mas contra quem realmente vai fazer algo. Pergunto a quem organiza todo o movimento (se é que há alguém); caso no dia 20/06 (que é a data para a grande mobilização nacional) alguma autoridade proponha uma audiência o que vai ser?

O ponto que quero alertá-los, meus caros, é que (ao meu ver) falta nesse movimento alguns elementos cruciais para o seu sucesso. Permitam-me pontuá-los:

a) Uma pauta de reivindicação coerente, racional, lógica e de resultados mensuráveis em razão de tempo. O que exatamente se quer para educação? Se o problema do transporte é a sub-oferta que resulta em condições insalubres nos trens e ônibus; em quanto tempo se esperam as melhorias antes de parar a cidade novamente?

Não tragam somente o problema, mas sim a solução e como será mensurada.
Entendam, caríssimos, que se não estruturarem o que se quer e deixarem claro como vão medir; poderão ser facilmente ludibriados com novas promessas de solução que serão inefetivas. E assim, todo o esforço foi EM VÃO. Imaginem se a dupla do poder em SP (Governador e Prefeito) suspendam o aumento da passagem? Todos os demais ítens da pauta foram "pro Vinagre"? (sem trocadilhos, por favor).

Outro aspecto; com uma pauta sólida, fica claro a todos que marcham (e a quem assiste) o porque de todo aquilo. Assim, a opinião pública poderá se engajar mais.

b) Liderança - Por favor, esqueçam ideologias partidárias e guardem seu discurso comunista para quando forem visitar Fidel em Cuba.
É necessário uma voz; alguém que represente o "movimento" e leve adiante a pauta. Deve ser alguém imune a acordos  nefastos e baixos e que entenda SIM de processo burocrático. Pois se vocês acham que do dia pra noite vão soltar grana pra se implantar um programa sustentável de incentivo aos professores e investimentos nas escolas de base, esqueçam. 
O importante é que as ações sejam iniciadas e monitoradas; com cronograma (igual empresa, sabem?) Se não andar como combinado, podem sair na rua e parar tudo.
Ah! Por favor também fujam dos abutres de sindicatos pois esses caras estão interessados apenas em si próprio. 

c)  Articulação - Vocês provaram que juntos são mais. Então porque não fazer algo coordenado com todas as manifestações do país? 
Acreditem; a falta de um norte e de lideranças dificulta essa ação coordenada. Isoladamente não enfraquece o movimento; porém a sua presença potencializaria o efeito.



Aos que estão me xingando, e me chamando de burocrata, burguês, etc etc; mencionando talvez os exemplos recentes de Egito e agora Turquia. Gostaria de lembrá-los que no caso deles a reivindicação (foi no Egito e é na Turquia) bem simples: derrubar o então comandante do País; no Egito deu certo, vamos esperar notícias de Istambul.

Enfim, o ponto é que a pauta, no caso deles, é bem simples. E no nosso caso atual, vejo uma confusão de causas e pedidos, sem muito fundamento, sem estrutura; fadado ao insucesso.


Antes de concluir, peço por favor observarem outros pontos:
a) Por Deus, mantenham o tom pacífico das atuações. Se de fato a violência foi iniciada pelos Policiais (não digo que sim, nem que não) não revidem e mantenham as cidades intactas todos precisam dela.

b) Dado o tom pacífico, não há motivos para esconder o rosto; correto? Assim, não compreendo porque alguns dos ativistas assim se apresentam. Quem não deve não teme,  e como o ato de reivindicar é legítimo, esconder o rosto suscita no mínimo um comportamento suspeito e passível (com razão) de represálias.

Vocês devem estar pensando: "Quem esse cara pensa que é pra escrever isso?". Assim como qualquer um de vocês sou apenas mais um cidadão exercendo minha liberdade de expressão e acredito que reflito o pensamento de outros que querem sim mudança, estão dispostos a apoiar movimentos legítimos nesse sentido, porém talvez não encontrem elementos sólidos na atual onda para conquistar a nossa simpatia.

Dessa forma, se a "pauta" de tudo que tem sido feito consiste só dos 0,20 BRL; me desculpem amigos, vocês (assim como o Feliciano,  o Malafaia, a Dilma e alguns outros) não representam a mim e a um grande número de pessoas. E certamente, caso não mostrem melhor o real teor das manifestações de maneira mais clara e estruturada, não o farão no futuro.

Um abraço
Gabriel Paiva

#mudabrasil
#changebrazil

6 comentários:

  1. O Dissertácido também #foiPraRua...
    Marcos Gomes representando o dissertácido.

    #EutavaLá


    ResponderExcluir
  2. Se liguem na situação:

    Estava-mos Marcos e Eu, desviando do congestionamento em direção das manifestações, procurando um lugar para estacionar o carro.

    Agora olha que ironia.
    Nós dois procurando um lugar para estacionar o carro em uma manifestação pela redução do preço da passagem!!! estranho não??? kkkk

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado Gabriel!

    Sabe o que fica parecendo?
    - que aqueles manifestantes daquela época, não estavam lutando pelo fim da ditadura e por diretas ou qualquer outra ideologia, Mas sim para deter o poder e assim conseguirem roubar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ver o que aconteceu com o ex-lider dos caras pintadas, que é suspeito de corrupção.

      http://www.dercio.com.br/blog/o-ex-cara-pintada-lindbergh-farias-e-acusado-de-de/

      Excluir
  4. Ai Galera.

    A Une, Cut, MST, Movimento do Índio e o caralho a quatro, se deixaram corromper pelo sistema.

    #Não temos Representantes em porra nenhuma.
    *Desculpe pelos palavrões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses grupos foram aparelhados pelo governo... Mesmo assim o MST continua fazendo suas manifestações basicas, que é invadir e destruir propriedade privada. Só que diferente de nós, meros mortais, esses caras podem infringir leis que nada acontece com eles.

      Excluir